sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Uma pequena reflexão sobre o Projeto LeiturAção
O projeto LeiturAção proporcionou aos alunos e professores de nossa escola experiências enriquecedoras. A oportunidade de encontrar com o autor estudado parece ter sido a mais emocionante delas, mas é importante destacar também algumas pequenas conquistas alcançadas no desenrolar deste projeto.
O uso efetivo dos espaços escolares, EVAM, Biblioteca, Sala de aula, corredores, espaços virtuais - o palco para estes atores se estendeu a partir do momento em que suas ações os levaram a ampliar saberes e horizontes.
A integração entre professores da escola, envolvidos pelas atividades e desafios construídos coletivamente, foi exemplo de organização e capacidade de mobilização de esforços: exemplo para os alunos que, convidados a contribuir, usaram seus talentos para desenhar, pintar, atuar, compor, cantar, escrever poemas, entrevistas, biografias ou narrativas fantásticas, tudo isto – como nos ensinou o autor - para serem mais felizes...
A colaboração entre os alunos, as trocas de saberes entre as diferentes séries valorizou ainda mais as produções em cada fase do projeto. Esta valorização dos saberes também se evidenciou através da relação entre professores e alunos, principalmente, a partir do incentivo dado à expressão de idéias e sentimentos por parte dos alunos, constituídos social e historicamente, cada qual com seu modo particular de criação e comunicação.
O diálogo iniciado com o autor despertou o interesse dos alunos para a leitura literária. O uso da Internet pelo grupo de alunos no EVAM possibilitou esta interlocução, e as trocas ainda acontecem – quando os alunos vêem suas fotos no site oficial do autor, quando escrevem no blog do projeto e publicam suas ideias, sabendo que podem ser lidos pelo autor, pelos colegas e por outros interessados no assunto.
Considero que o Projeto Leituração deva ser ampliado e qualificado cada vez mais, pois a leitura e a literatura precisam ser valorizadas pelos alunos, professores e comunidade escolar. Se um livro são cem asas preparadas para voar, quão surpreendentes e altos serão os vôos de nossos alunos!
O uso efetivo dos espaços escolares, EVAM, Biblioteca, Sala de aula, corredores, espaços virtuais - o palco para estes atores se estendeu a partir do momento em que suas ações os levaram a ampliar saberes e horizontes.
A integração entre professores da escola, envolvidos pelas atividades e desafios construídos coletivamente, foi exemplo de organização e capacidade de mobilização de esforços: exemplo para os alunos que, convidados a contribuir, usaram seus talentos para desenhar, pintar, atuar, compor, cantar, escrever poemas, entrevistas, biografias ou narrativas fantásticas, tudo isto – como nos ensinou o autor - para serem mais felizes...
A colaboração entre os alunos, as trocas de saberes entre as diferentes séries valorizou ainda mais as produções em cada fase do projeto. Esta valorização dos saberes também se evidenciou através da relação entre professores e alunos, principalmente, a partir do incentivo dado à expressão de idéias e sentimentos por parte dos alunos, constituídos social e historicamente, cada qual com seu modo particular de criação e comunicação.
O diálogo iniciado com o autor despertou o interesse dos alunos para a leitura literária. O uso da Internet pelo grupo de alunos no EVAM possibilitou esta interlocução, e as trocas ainda acontecem – quando os alunos vêem suas fotos no site oficial do autor, quando escrevem no blog do projeto e publicam suas ideias, sabendo que podem ser lidos pelo autor, pelos colegas e por outros interessados no assunto.
Considero que o Projeto Leituração deva ser ampliado e qualificado cada vez mais, pois a leitura e a literatura precisam ser valorizadas pelos alunos, professores e comunidade escolar. Se um livro são cem asas preparadas para voar, quão surpreendentes e altos serão os vôos de nossos alunos!
Assinar:
Postagens (Atom)